Logo Arquidiocese

Missa Solene das Maos Ensanguentadas, 20/12, 19h30, na Matriz.

Padres e Diáconos


Padre Jaciel Bezerra da Silva

Administrador Paroquial - A partir de 07/03/2015


E-mail:

Coordenação Geral


Iara Edilene Santos e Santos - 98833-9592

Leandro Luis Menezes - 99965-4278

Tatiana Margarida Mendes -

Padre José Franklin Silveira Costa

Pároco - De 01/01/2014 a 07/03/2015

Administrador Paroquial - De 26/02/2012 a 31/12/2013


Biografias

Padre José Franklin Silveira Costa

Empossado como Administrador Paroquial no dia 26/02/2012




Nascido em Itabuna – BA, aos 12 de dezembro de 1973, filho de pais cristãos, terceiro entre os quatro irmãos, recebeu naquela cidade os sacramentos de iniciação cristã, participando ativamente da Paróquia N. Sra. Aparecida. Ali, as primeiras reflexões sobre o chamado de Deus têm sua origem, pelo convite incisivo de D. Paulo Lopes de Faria, bispo daquela Diocese, no dia da sua Crisma.


Após abandonar o curso de Economia, na UESC (Ilhéus-BA), vem a Salvador iniciar o Bacharelado em Artes Plásticas na UFBA concluindo-o com nota máxima em 1996. Dedicou-se também ao estudo de idiomas como o inglês e italiano, atuando no corpo funcional de duas Associações Binacionais. Como artista, expôs em galerias da capital e participou de Salões de Arte. Atuou, também, como diretor de arte de criações para a web.


Apesar das perspectivas profissionais, a voz do Senhor continuou a incomodá-lo insistentemente, de modo que, após participar da vida eclesial das Paróquias de São Pedro e N. Sra de Lourdes (Sagrada Família) durante alguns anos, é acolhido no Seminário São João Maria Vianney em 2002, onde concluiu os bacharelados em Filosofia e em Teologia (UCSal), ambos com nota máxima. Na sua formação complementar, inclui-se curso para Acompanhadores Vocacional, pelo Instituto de Pastoral Vocacional (IPV); Fundamentos Filosóficos da Ética na Família (Programa de Pós –Graduação /UCSal); Escuta Orante; Programa Bíblico (Centro de Formação Bíblica N. Sra de Sion – Israel); Visão Global da Bíblia (SAB); Diálogo entre Psicologia e Espiritualidade, Sexualidade e Afetividade; Grafologia, entre outros; além de participar e organizar fóruns e seminários como acadêmico da UCSal.


Lecionou as disciplinas de História da comunicação na Igreja e Espiritualidade da comunicação no Curso de Extensão para agentes de comunicação (FSBA/Pascom) e Espaço Sagrado e sua Dinâmica no Curso de Extensão Identidade Católica: história, tradição e cultura (UCSal); Ainda como seminarista, facilitou diversas oficinas e criou marcas cartazes, folders e vetorizou artisticamente brasões para o Seminário e Paróquias da Arquidiocese.


Em junho de 2010, no encerramento de ano Sacerdotal recebeu o sacramento da Ordem no grau do diaconato e, em 18 de dezembro do mesmo ano, o presbiterado, escolhendo como lema para a sua vida ministerial: “Em Cristo, reunir todas as coisas” (Ef. 1, 10). Em janeiro de 2011, iniciou sua missão como Vigário da Paróquia N. Sra. da Penha de França, disponibilizando, também, seu Ministério, na Pastoral da Consolação (Campo Santo) e da Comunicação (Pascom Arquidiocesana). Sente como proteção maternal da Virgem Santíssima, a providência de que os principais fatos de sua vida aconteceram nas festas de Nossa Senhora ou em lugares sob o seu patrocínio. Como apelo místico, deseja estar com Maria para conhecer intimamente Jesus.


Salvador, janeiro de 2012.


Por Pe. Franklin Silveira



Padre Bento Viana

Administrou a Paróquia de 22/03/2009 até 26/02/2012 - 2 anos e 11 meses




A Paróquia Divino Espírito Santo gradece a Deus por sua luta, dedicação e coragem para conduzir tantos fiéis em tantas comunidades.

Nestes dois anos e onze meses muita coisa aconteceu. A igreja matriz realizou a primeira etapa da sua ampliação, parte de um conjunto arquitetônico que vem sendo planejado para acolher os fiéis que já não cabem na estrutura construída há 25 anos; instituiu uma comissão e realizou a grande festa do Jubileu de Prata que aconteceu no dia 21 de agosto; as Pastorais desenvolveram suas atividades e nesse curto tempo foi criada a Pastoral Social que vem mudando a vida de muitas famílias carentes com a distribuição de cestas básicas e fazendo oficinas de artezanato; a Pastoral da Iniciação Cristã foi reformulada e hoje abrange a Catequese, a Crisma e o Batismo; a Comunicação foi reestruturada e vem organizando as atividades seguindo o padrão da comunicação integrada onde a informação é divulgada simultaneamente em todas as comunidades, o site foi reestruturado e hoje já participa das redes sociais como o Orkut, Twitter e Facebook, além de um Blog e de um Boletim Diário. Algumas comunidades se fortaleceram enquanto outras vem caminhando para evangelizar e manter os fiéis, porque estão inseridas nos condomínios onde ainda existe muita individualidade o que foi um grande desafio para o nosso Administrador Paroquial enquanto aqui esteve.

Por tudo isso, rendemos graças a Deus e pedimos ao Espírito Santo, patrono da nossa Paróquia que continue lhe dando forças, aumentando a cada dia a sua fé e lhe guie para vencer os novos desafios.



Padre Bento Viana

Administrador Paroquial


O NOVO PÁROCO, POR ELE MESMO



Eu, Andre (Pe. Bento) Santos Viana, nasci no dia 08 de dezembro de 1966 em Recife – PE. Filho de Honorina Santos Viana e André de Lima Viana (falecido há 15 anos). Tenho duas irmãs mais novas, Andreia e Adriana. Já batizado, aos 6 anos de idade fui morar com os meus pais na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco. Lá vivi até os 19 anos. Nesta cidade cursei todo o primário, ginásio e científico no Colégio Diocesano de Garanhuns, onde recebi pela primeira vez Jesus na Eucaristia. Como paroquiano da Catedral de Santo Antônio, lá participei do Grupo de Jovens SECRI (Seguidores de Cristo) e fui crismado. Desde a idade de adolescente tive o prazer e o privilégio de participar da vida litúrgica do Mosteiro de São Bento de Garanhuns. Aos 19 anos fui morar em Brasília na casa de um tio onde trabalhei e estudei Administração e Direito, até que decidi ingressar como postulante no Mosteiro de S. Bento da Bahia, no dia 20 de agosto de 1987, abandonando assim os estudos e o trabalho.

No Mosteiro de S. Bento da Bahia fiz toda a minha formação monástica tendo a frente o venerável D. Abade Paulo Rocha (de quem recebi o nome de Bento) e D. Timóteo Amoroso Anastácio (abade resignatário). De tudo fiz um pouco: biblioteca, cozinha, professor do colégio e do noviciado, mecanografia, arquivo, cantor, administração, confessor. Os estudos filosóficos e teológicos foram feitos na Universidade Católica do Salvador. Conclui o curso de teologia no Instituto teológico Pio XI, em S. Paulo, sob a custódia dos salesianos.

Voltando de S. Paulo, fui ordenado diácono no dia 21 de junho de 1996 por sua Eminência o Cardeal D. Lucas Moreira Neves. Na Epifania de 1997, no dia 05 de janeiro, fui ordenado presbítero pelo Exmo. D. Ricardo Josef Weberberger, OSB, bispo de Barreiras - BA.

No ano de 1998 passei cerca de um ano no Mosteiro da Ressurreição, em Ponta Grossa – Paraná, voltando em seguida para o meu mosteiro de origem, onde fiquei até o princípio do ano de 2003, quando senti forte apelo de Deus a um trabalho pastoral. Pedi a exclaustração com a devida licença do meu Abade, D. Emanuel d'Able do Amaral e do Emmo. Cardeal D. Geraldo Majella Agnelo. Fiquei como Capelão das Irmãs Vicentinas, na Escola Medalha Milagrosa, no Rio Vermelho, onde também ajudei muitas vezes ao Pe. Ângelo Magno na Paróquia de Santana do Rio Vermelho.

Por meio das Irmãs Mercedárias fui apresentado às Sigilli (Monte Tabor – Hospital S. Rafael), onde passei a ser orientador espiritual desta comunidade, celebrando uma missa semanalmente na capela privada e um retiro mensal. Em 2004 fui chamado por sua Excia. D. Dominique You, bispo auxiliar, para me comunicar que havia sido designado pelo Cardeal como Vigário da Paróquia de S. Gonçalo do Retiro.

No ano seguinte, a capelania do Hospital São Rafael ficou vacante e fui convidado pelas Sigilli a assumir a função que, depois, foi assumida por mim após a provisão do Sr. Cardeal Majella Agnelo que também se dignou me nomear oficialmente Diretor Espiritual da Associação Sigilli e Assistente Eclesiástico da Associação dos Médicos Católicos da Bahia, funções que exerço até a presente data.



Pe. Bento Viana



Padre Cleiton Alves Alencar

Vigário Paroquial - 2010 a 2011


Nascido aos 18 de Julho de 1983 em Paulo Afonso-BA, teve uma infância simples alimentada pela piedade popular do povo de Santa Brígida-BA, local onde foi suscitado o seu desejo de ser padre. Mudando-se para Salvador, sonhava em ser ator e fez um curso de teatro com o conceituadíssimo professor e diretor de teatro Manuel Lopes Pontes entre os anos de 1997 e 1998. Mas o Senhor Jesus tinha um projeto muito maior para a sua vida: foi quando teve a oportunidade de amadurecer o chamado que o Senhor tinha lhe feito desenvolvendo seus dons na Paróquia Divino Espírito Santo situada no Vale dos Lagos, bairro onde mora até hoje.

No primeiro momento do seu discernimento vocacional, motivado pelo ministério e testemunho do Padre Roberto Gottardo; fez um breve acompanhamento com os jesuítas, onde fez um percurso de um ano, participando dos encontros vocacionais que aconteciam em Feira de Santana-BA. Pouco tempo depois, foi movido a fazer uma experiência com os padres diocesanos, participando do processo seletivo para o ingresso no seminário. Com o apoio e incentivo do Padre Edilson Bispo Conceição, ingressou no Seminário Central São João Maria Vianney em 17 de fevereiro de 2003.

No processo formativo do seminário fez diversas experiências pastorais em diversas paróquias da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, dentre elas se destacam: Nossa Senhora da Conceição (Valéria), São Tomás de Cantuária (Camaçarí) e Santo Amaro (Jiribatuba). Concluindo o curso de Teologia pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), obteve o título de bacharel em teologia defendendo a sua monografia em canto e música litúrgica. Na universidade em que estudou, chegou a dar aulas no Curso de Extensão em Teologia.

A característica mais marcante no Padre Cleiton é o seu carisma pela arte, de modo especial a música. Foi com esse carisma que o fez fundar, em parceria com o músico Eduardo Santos, o Ministério de Louvor Divino Espírito, ganhando visibilidade na sua paróquia de origem e em eventos a nível arquidiocesano. Com esse trabalho musical, teve a oportunidade de fazer back vocal para o Padre Fábio de Melo com o grupo “O Semeador” da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, Candeias-BA. Seu mais recente trabalho na área musical foi a participação no CD Fidelidade, produzido pelo Seminário do qual fez parte.

Foi ordenado diácono no dia 12 de dezembro de 2009, exercendo o seu estágio diaconal na Paróquia Santo Amaro em Jiribatuba, ao lado do Padre José Maria Casaes Martins (Opraem). Juntamente com mais dez colegas, no Santuário da Imaculada Mãe de Deus, em 22 de maio de 2010, impulsionado pelo lema: “Para mim o viver é Cristo” (Fl. 1,21), é ordenado sacerdote pela imposição das mãos do então Arcebispo Metropolitano Dom Geraldo Magela Agnelo. Além de desenvolver trabalhos de formação em música litúrgica, atualmente é vigário da Paróquia Divino Espírito Santo – Vale dos Lagos, que tem como Administrador Paroquial Padre Bento Viana.

Diáconos

Diácono Gilson Lopes



Diácono Jorge Freitas

A minha vocação para o diaconato foi surgindo aos poucos com o chamado para a construção do Reino de Deus e para mergulhar nas águas profundas do Senhor  e ajudar a colaborar com a  messe. 
 
Foram responsáveis pela motivação para dar esse passo importante e precioso os padres jesuitas Pe. Roberto Gottardo, Pe. Emilio Ardu, Pe. Xavier, Pe. Confa, Pe. Bruno, Pe. Eliomar, para juntos prosseguirmos a grande missão, onde a porta de entrada foi e é o sacramento do santo batismo. 

A minha ordenação aconteceu no dia 26/12/2004, atuando na paróquia como colaborador nos setores I e II e atualmente nos setores III e IV.
 
Na arquidiocese há mais de cinco anos  atuo na Pastoral da Esperança, um trabalho voltado para os cemitérios da nossa cidade, procurando levar a Palavra de Deus aos  irmãos no momento de partida para atender o grande chamado do Pai, que é voltar a paterna o Reino de Deus, no grande dia do juizo final e viver uma nova dimensão, procurando consolar os familiares, amigos, etc.

Conselhos

Regimentos

Arquivo em PDF

© Copyright 2010 - Paróquia Divino Espírito Santo
Estrada da Muriçoca, 714 - Vale dos Lagos Salvador-Ba
Cep: 41250-420 Telefax: (71)3393-1323